Semipi tem calendário com diversas ações para o Agosto Lilás 07/08/2024 - 11:23

A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) está com calendário com diversas ações voltadas ao Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. São ações, encontros, reuniões, seminários e as atividades do Ônibus Lilás em algumas cidades do Estado.
A diretora de Políticas Públicas para as Mulheres, Mariana Neris, comentou que as agendas traduzem o empenho de gestores e de organizações públicas e privadas sensíveis à pauta da mulher. “Neste mês de agosto precisamos lembrar que vale a pena continuar a defesa dos espaços de participação das mulheres onde elas quiserem, livres de toda forma de violência e de opressão. A exemplo das Olimpíadas, é emblemático celebrarmos as conquistas das medalhistas de ouro, duas mulheres negras, que protagonizam uma história muito distante ainda de milhares de mulheres que lutam para sobreviver”, destacou.
Atualmente, no Brasil os índices de violência têm crescido, atingindo níveis preocupantes. A Lei Maria da Penha, criada em 2006, foi um marco importante na luta para inibir essas ações. Além disso, trouxe visibilidade para a causa e proteção contra qualquer tipo de violência.
A Semipi atua fortemente para conscientizar e proteger, com ações e projetos em prol das mulheres. Como parte da programação do Agosto Lilás, na próxima terça-feira, dia 13, será o lançamento do Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres (ABNT PR 1019/2023), junto às empresas públicas e privada, que faz reconhecimento público a órgãos governamentais, empresas e entidades do setor privado comprometidas com a causa da prevenção e combate à violência contra as mulheres.
.
Em casos de violência de qualquer natureza, não se esqueça dos canais oficiais: o Disque Denúncia, no 181; o Ligue 180, Canal de Atendimento à Mulher; e o 190, da Polícia Militar, para emergências.
ÔNIBUS LILÁS – O Ônibus Lilás conta com um espaço destinado ao atendimento individual e sigiloso para garantir a privacidade das mulheres. O equipamento possui com uma equipe multidisciplinar para prestar orientação psicológica e jurídica às vítimas de violência, assim como informações para prevenção deste tipo de crime.
É um projeto do Governo do Estado, que presta orientação psicológica e jurídica às mulheres vítimas de violência. Depois de passar por Assis Chateaubriand, Marialva e Araruna no início deste mês, confira a programação para os próximos dias:
09/08: Santa Mariana
13/08: Assaí
14/08: São Jerônimo da Serra
15/08: Bela Vista do Paraíso
16/08: Leopolis
21/08: Japurá
23/08: Cafelândia
27/08: Reserva
29/08: Barbosa Ferraz
31/08: Curitiba