Semipi recebe secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres 30/07/2024 - 14:26
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, recebeu ontem (29) a secretária nacional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres, Denise Motta Dau, e demais representantes do Ministério da Mulher, para agendas junto à Semipi, tendo como pauta as ações voltadas ao enfrentamento das Violências contra as Mulheres.
A primeira delas, na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), na qual foram apresentadas as iniciativas desenvolvidas em conjunto entre Semipi e Sesp, que estão direcionadas à proteção das mulheres, como a Operação Mulher Segura.
A secretária Leandre comentou sobre a colaboração entre as duas secretarias. “É uma satisfação mostrar para a secretária Denise todo o esforço que é feito pelas nossas equipes, tanto da Semipi quanto da Sesp. A iniciativa reforça as ações e medidas que temos desenvolvido e representa o sucesso das políticas e programas voltados ao enfrentamento da violência contra a mulher”, reforçou.
A secretária nacional falou da importância em acompanhar o trabalho realizados nos estados. “Saber como estão evoluindo as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher e o envolvimento de várias áreas da segurança pública, num esforço conjunto, pode nos levar à diminuição dos indicadores de violência”, ressaltou.
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, destacou as ações referentes à Operação Mulher Segura. “Acreditamos que uma abordagem mais integrada e eficaz pode fazer uma diferença significativa na vida dessas mulheres. É um exemplo claro de como podemos avançar de maneira efetiva nessa questão”, observou.
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA – Seguindo a agenda, no Palácio Iguaçu, foi realizada a reunião extraordinária do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres, na qual foi apresentada toda a força-tarefa de secretarias e outros órgãos da sociedade civil, em prol das mulheres. Na ocasião foi apresentada, também, a composição do Comitê e as frentes de atuação.
Leandre entregou para a secretária nacional o Código Estadual da Mulher Paranaense, um documento com a consolidação das leis estaduais apresentadas até hoje na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “Quando falamos de atendimento à mulher, envolvemos as questões de violência e enfrentamento. São mais de 90 legislações e isso se torna uma ferramenta para que criemos políticas públicas mais eficazes, voltadas às mulheres”, salientou.
A secretária nacional Denise Dau falou sobre as iniciativas postas em prática no Paraná. “É muito importante a iniciativa que vemos aqui no Paraná, de enfrentar, não só do ponto de vista da repressão, da punição dos agressores, como também trabalhar com os profissionais da segurança pública, com a sociedade como um todo, promovendo uma mudança de mentalidade e a sensibilização para o tema. Essa força-tarefa é muito rara da gente ver nos outros estados”, concluiu.
PARTICIPARAM DAS REUNIÕES – A diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Semipi, Mariana Neris; a diretora de Proteção de Direitos, Pagu Rodrigues; o gerente de Projeto, Marcelo Seferin Pontes; a coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres Encarceradas, a policial penal Juliana Heindyk Duarte; a assessora da Polícia Penal pela Sesp, Ananda Chalegre; a perita criminal, Mariana Ulysséa; o assessor da Polícia Científica pela Sesp, Luciano Souza Pereira; a major do Corpo de Bombeiros, Franciane Siqueira; a capitã do Corpo de Bombeiros, Ivna Caroline Dias; a delegada Luciana Novaes; o tenente-coronel Damiã Eneias de Melo dos Santos; o delegado da Polícia Civil, Leonardo Carneiro; o diretor de Políticas Públicas da Sesp, coronel Saulo de Tarso Sanson; representantes da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Defensoria Pública, Ministério Público e das secretarias do Estado da Saúde; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Justiça, Família e Trabalho; Desenvolvimento Social e Família; e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).