Semipi planeja ações com Sistema de Justiça com foco nos direitos da mulher e do idoso 14/12/2023 - 11:21
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte, se reuniu na última quarta-feira (13) na sede do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), em Curitiba, com órgãos que compõem a rede de proteção à mulher vítima de violência.
O objetivo foi definir o planejamento de 2024 para o combate à violência contra a mulher, com foco nos planos de ação e metas estabelecidas, além de compartilhamento de dados entre os departamentos envolvidos.
“Este importante encontro faz parte do programa Paraná Unido pelas Mulheres e serve para alinhamento das ações de todo o Sistema de Justiça que trabalha de forma integrada diretamente no enfrentamento à violência contra mulheres”, explica a secretária.
Entre outros temas, os representantes dos órgãos debateram o monitoramento simultâneo do agressor e da vítima e o acionamento do botão de pânico a partir de novas tecnologias e a necessidade de ampliação do número de salas para atendimento humanizado para mulheres nas delegacias.
Participaram da reunião no TJ-PR a desembargadora Ana Lúcia Cordeiro, coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID); a presidente da OAB-PR, Marilena Winter; a promotora de Justiça Ana Carolina Pinto Franceschi, Coordenadora Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (NUPIGE); a delegada Luciana Novaes, chefe da Divisão de Polícia Especializada da Polícia Civil; a deputada estadual Márcia Huçulak; diretor de Políticas Públicas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), coronel Saulo de Tarso Sanson Silva; o 2º Subdefensor Público-Geral, Bruno Müller Silva; o diretor-geral da Semipi, Diego Buligon; a diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Semipi, Mariane Neris; e a coordenadora de Enfrentamento às Violências contras as Mulheres da Semipi, Juliany Souza dos Santos.
IDOSOS – A Central Judicial do Idoso (CJI) foi pauta nesta quarta do encontro na sede do Ministério Público do Paraná (MP-PR). O serviço é destinado à pessoa idosa que tenha seus direitos ameaçados ou violados e que necessite de orientação e atendimento da justiça.
A secretária Leandre Dal Ponte e o diretor-geral da Semipi, Diego Buligon, se reuniram com o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacóia, para debater ações que incluem a promoção da resolução consensual de conflitos, o atendimento multidisciplinar aos idosos em situação de risco e a proteção dos direitos dos idosos.
Participaram do encontro a procuradora de Justiça Rosana Bevervanço, do Centro do Idoso do Ministério Público; a promotora de Justiça, Silvia Campelo; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi/PR), Jorge Nei Neves; e o representante da Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJU), Eduardo Marafon.