Semipi lança agenda de prioridades para candidatos e candidatas das eleições de 2024 22/08/2024 - 09:47
A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) lançou uma agenda de prioridades para candidatos das eleições municipais deste ano. O documento é fruto de um trabalho colaborativo com o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres e Colégio de Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres do Paraná. Além disso, reafirma o compromisso com a promoção, proteção e defesa dos direitos das mulheres, por meio da Agenda Mulher Paranaense.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, comentou sobre a iniciativa e sua importância para o os planos de governo dos candidatos. “É uma satisfação ver a pauta feminina amplamente discutida e inserida no âmbito político. É mais um instrumento na garantia de direitos das mulheres, bem como na construção de políticas públicas efetivas voltadas a elas. As mulheres precisam participar das decisões que afetam a vida das pessoas e das cidades”, destacou.
Entre as orientações da Agenda Mulher Paranaense estão:
- Promover a autonomia econômica das mulheres;
- Estimular a criação e/ou manutenção de Organismos Municipais de Políticas para Mulheres;
- Sensibilizar a população sobre os direitos das mulheres;
- Promover a participação plena e efetiva das mulheres em todos os níveis de decisão;
- Apoiar e proteger as vítimas de violência;
- Estimular o desenvolvimento de uma política de cuidados no município;
- Desenvolver um plano de capacitação continuada para servidores e profissionais;
- Assegurar um orçamento anual dedicado à política das mulheres;
- Incentivar a criação e consolidação da Procuradoria Municipal da Mulher;
- Estimular a criação e consolidação de programas reflexivos e responsabilizantes para autores de violência doméstica e familiar contra a mulher.
As diretrizes foram apresentadas e discutidas na reunião do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres, realizado na última terça-feira, dia 20, no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).
O documento está disponível neste link.