Semipi firma parceria com Crefito para ampliar cuidado e capacitação em saúde da pessoa idosa 05/12/2024 - 10:39

O Governo do Estado, via Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), assinou, nesta semana, um Termo de Cooperação entre a Secretaria e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional  da 8ª Região (Crefito-8), com o objetivo de unir esforços  para a execução de programas de formação e capacitação para profissionais  da área da saúde e da assistência, com ações de cuidado das populações atendidas pela Semipi.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, comentou que ao desenvolver esse trabalho em conjunto, as ações voltadas às pessoas idosas, de ambas as instituições, serão potencializadas. "Se a sociedade civil é organizada, as instituições que não fazem parte dos órgãos públicos, mas que são importantes dentro da sociedade, precisamos tê-las por perto. Então com essa parceria, a gente tem ainda mais chances de alcançar nosso objetivo, que é um envelhecimento ativo, saudável, com respeito e qualidade, a partir de políticas públicas eficazes", ressaltou.

O presidente do Crefito-8, Bruno Aldenucci, destacou que a aproximação com a Semipi é uma grande oportunidade para ajudar essa população, além de divulgar os serviços que o Conselho pode oferecer para as pessoas idosas. "Estamos à disposição da sociedade, com foco num atendimento de qualidade, para que as pessoas idosas tenham acesso aos serviços e, assim, contribuir para um envelhecimento cada vez melhor. A parceria com certeza renderá bons frutos daqui para frente", afirmou.

O PROGRAMA - A meta é atender mais de 6.500 pessoas no Paraná e visa, principalmente, os seguintes objetivos: promover oportunidades de convivência e interação entre pessoas idosas, reduzindo os riscos de solidão e isolamento social; fortalecer os fatores de proteção para a saúde física e mental, como consciência corporal, autonomia, autoestima, bem-estar subjetivo, afetos positivos e apoio social; e fomentar o direito à cidade e a ocupação dos espaços públicos pela comunidade.

O programa tem um investimento de R$ 4.265.000,00, repassados do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (Fipar/PR) aos fundos municipais da pessoa idosa. O recurso é destinado, inicialmente, a 73 municípios e pode ser utilizado para a contratação de profissionais de Educação Física, Fisioterapía, Terapia Ocupacional ou outra competência, desde que seja realizada a oferta de atividades físicas e cognitivas por pelo menos 20 horas semanais para pessoas idosas.

JIIDO - Entre os dias 08 e 12 de novembro foram realizados os Jogos de Integração da Pessoa Idosa (JIIDO), no litoral do Estado, reunindo mais de 2,4 mil participantes. Ao todo, 36 alunos dos cursos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estiveram presentes, participando ativamente das atividades e ações propostas pelo Crefito-8. Profissionais representando o conselho também participaram em momentos específicos do evento.

Os alunos colocaram em prática conhecimentos adquiridos na disciplina de Saúde Coletiva, enquanto colaboraram com a comunidade, promovendo ações de educação em saúde para as pessoas idosas, nas seguintes frentes: educação em saúde, acompanhamento em quadra e interação com a comunidade.