Semipi discute projetos para as pessoas idosas com outras secretarias de Estado 02/12/2024 - 16:36
A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), junto com a Casa Civil e a Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), se reuniram com outros secretários de Estado e representantes, além de conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (Cedipi/PR), para o I Workshop Paraná Amigo da Pessoa Idosa, realizado hoje (02), no Gabinete de Gestão e Informações (GGI), do Palácio Iguaçu.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, comentou sobre a reunião estar pautada na Lei nº 22.189, que instituiu o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa. “A finalidade é a de promover e proteger os direitos, a dignidade e o bem-estar da população idosa, seus familiares cuidadores e comunidade, assegurando que todas as ações sejam de forma intersetorial e interseccional”, destacou.
“Nós estamos construindo uma fundação e queremos muito poder compartilhar com vocês, porque eu entendo que isso não é uma política da nossa secretaria. Pelo contrário, isso é uma política deste governo e dos próximos que virão. Até porque, para a gente construir um Estado verdadeiramente amigo das pessoas idosas, vamos ter que avançar muito”, complementou Leandre.
De acordo com ela, o Estatuto da Pessoa Idosa deve ter, pelo menos, mais de 20 vezes citada a palavra intersetorialidade. “Nós precisamos realmente aprimorar esses instrumentos de intersetorialidade, por conta de uma visão estratégica do governador de preparar o plano para o futuro”, reiterou a secretária.
O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, disse que foi um momento de troca de ideias e construção de soluções que vão transformar a vida das pessoas idosas. “Com o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, queremos mais do que garantir direitos. Queremos levar cuidado, respeito e oportunidades para que eles vivam com mais qualidade e dignidade”, completou.
O secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, afirmou que a política pública tem que saber qual é o sinal da realidade. “A qualidade de vida vem fazendo isso. As pessoas se preocupando mais, a atividade física, tudo isso faz com que elas vivam mais e melhor. Agora, obviamente, o Estado tem que estar atento a isso para poder oferecer condições”, ponderou.
PANORAMA – O Paraná vive a transição demográfica que já é uma realidade em países desenvolvidos. O número de pessoas com 60 anos de idade ou mais aumentou 61,67% entre 2010 e 2022, e, até 2030, o Estado terá mais pessoas idosas do que crianças e adolescentes. Este cenário requer, do Governo, ações e estratégias coordenadas que proporcionem garantia de direitos, envelhecimento ativo e saudável, prevenção e enfrentamento de violências e políticas de cuidado.
O Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa visa promover e proteger os direitos, a dignidade e o bem-estar da população idosa e de seus familiares, cuidadores e comunidade, asseguradas a intersetorialidade e interseccionalidade.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes no evento o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva; a diretora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da Semipi, Larissa Marsolik; a deputada federal, Luisa Canziani; o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Augusto Callado Afonso; a procuradora da Procuradoria-Geral do Estado, Carolina Schussel; e demais representantes de outras 17 secretarias de Estado.