Semipi, MP e PCPR debatem estratégias para defesa dos Direitos da Pessoa Idosa 03/01/2024 - 16:56
Novas estratégias para a defesa dos direitos da pessoa idosa foi pauta do encontro nesta quarta-feira (3) entre a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Ministério Público e Polícia Civil do Paraná. O objetivo é buscar ações eficazes em conjunto com órgãos do sistema de justiça para a população paranaense que se encontra nesta faixa populacional.
Participaram da reunião a secretária da Semipi, Leandre Dal Ponte, e o diretor-geral, Diego Buligon. O encontro ocorreu na sede do MPPR com a presença do procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, juntamente com a Dra. Rosana Bevervanço, do Centro do Idoso do Ministério Público, e a procuradora do MPPR, Silvia Campelo. A Polícia Civil do Paraná foi representada pelo delegado-geral, Silvio Rockembach.
Entre as propostas apresentadas para aumentar a proteção da pessoa idosa, estão a reestruturação orgânica da Polícia Civil com a criação de um núcleo especializado para tratar crimes contra a pessoa idosa e o atendimento com maior prioridade e eficiência.
Além disso, foi debatida a viabilidade de um curso de formação para policiais civis para aprimorar o atendimento para o público idoso no Estado e melhorias nos procedimentos internos.
“As sugestões trazidas à mesa serão avaliadas pelas instituições a partir da análise concreta de dados para que se busque melhorias que possam ser aplicadas no dia a dia na defesa dos direitos da pessoa idosa”, explica a secretária Leandre Dal Ponte.
As instituições vão apresentar as propostas ao Conselho Estadual dos Direitos do Idosa (CEDI/PR) no dia 27 de fevereiro.