Selo de Boas Práticas no Combate à Violência Contra Mulheres é lançado oficialmente 14/08/2024 - 13:25
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), lançou o Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres, junto a empresas públicas e privadas. A iniciativa, que tem a parceria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conta, também com o apoio das concessionárias CaseIH no Paraná – Tratorcase, Forza Jmalucelli e Agricase.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, comentou sobre a importância de ter empresas apoiando a iniciativa. “Isso reforça a abrangência das nossas ações, mostrando que elas têm força para serem implementadas não somente em órgãos de Estado ou instituições públicas, mas também na iniciativa privada. Ter essas empresas com a gente, nos ajuda a valorizar e proteger ainda mais as mulheres de qualquer tipo de violência, garantindo um ambiente mais favorável para que elas tenham cada vez mais protagonismo e não tenham nenhum receio ao se posicionarem diante das adversidades que encontrarem”, ressaltou.
O supervisor comercial de Vendas Case IH para o Paraná, Antônio Maurício Paim de Sá, comentou que as concessionárias estão profundamente comprometidas com a promoção da igualdade de gênero e a criação de ambientes de trabalho seguros e acolhedores. “Estamos orgulhosos de apoiar esta iniciativa crucial, que visa promover um ambiente de trabalho seguro e prevenir a violência contra as mulheres. É um passo significativo na construção de um futuro mais justo e igualitário para todos. A implementação de políticas eficazes no ambiente de trabalho pode fazer uma diferença real na vida das mulheres”, destacou.
O evento, que contou com a presença do vice-governador Darci Piana; da modelo e atriz, Luiza Brunet, fundadora do Instituto Nós por Elas (NPE); e demais autoridades de outras instituições, marcou o início de um importante esforço para reconhecer empresas e instituições comprometidas com a prevenção e o combate à violência contra as mulheres. Na ocasião, também foi formalizada a parceria entre o Governo do Estado e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), para apoiar a certificação das organizações solicitantes.
O Selo de Boas Práticas reconhece o empenho das empresas em adotar práticas que favoreçam a proteção das mulheres contra a violência. Elas podem ser certificadas em diferentes níveis – bronze, prata, ouro ou platina – dependendo do grau de comprometimento com os critérios estabelecidos. Entre os requisitos estão a implementação de ações educativas, capacitação de colaboradores para lidar com denúncias e a criação de regras de compliance específicas.