Sejuf, Escola de Educação em Direitos Humanos e Consepir realizam Seminário de Promoção da Igualdade Racial na Gestão Pública e Privada 04/05/2022 - 18:29

Promovido pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), através da Escola de Educação em Direitos Humanos (Esedh) e do Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), começou na manhã desta quarta-feira, 4, e termina amanhã, 5, o Seminário de Promoção da Igualdade Racial na Gestão Pública e Privada. Realizado no formato de palestras e mesas redondas, o evento envolve gestores de entidades públicas e privadas, técnicos da Sejuf, e sociedade civil tendo por local o auditório Mário Lobo, no andar térreo do Palácio das Araucárias, Centro Cívico, em Curitiba. Este Seminário tem por objetivo a promoção da igualdade racial mediante a discussão envolvendo as atitudes e valores antirracistas, habilidades técnicas, administrativas e de gestão, necessárias ao enfrentamento das questões relacionadas à discriminação racial.

Ao falar aos presentes na abertura do Seminário de Promoção da Igualdade Racial na Gestão Pública e Privada, Rogério Carboni, secretário da Justiça, Família e Trabalho assegurou: “A promoção da igualdade racial é uma causa prioritária do governo Carlos Massa Ratinho Junior. Enquanto eu estiver a frente da Sejuf, o Consepir e a sociedade civil que defende o direito a esta causa receberão todo o meu apoio e comprometimento. Contem comigo e vamos seguir agindo no sentido de construir uma sociedade mais justa e menos desigual, em todos os segmentos”.

Na palestra de abertura do Seminário, o vice-presidente do Consepir Alexandre Cezar, discorreu sob o tema “a construção sócio-histórica do respeito à diversidade étnica no Brasil e a importância do Estatuto da Igualdade Racial”. No período da tarde, Cássio Prudente Leite - Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PR, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR, e da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/PR, professor palestrante da Escola Superior de Advocacia (ESA-PR); membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – Abradep, membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Sanepar, autor de artigos e capítulos de livros na área de Direito Constitucional, Administrativo -, em sua palestra Racismo institucional, tratou dos marcos legais do Estado Brasileiro e o Direito à Memória, e a Profª. Ms. Thaís Rodrigues dos Santos, que também é psicóloga, abordou a psicologia do racismo nas relações étnico-raciais.  

Nesta terça-feira, último dia do Seminário de Promoção da Igualdade Racial na Gestão Pública e Privada, a primeira palestra, às  8h30, será do Prof. Esp. Alexandre Cezar, vice-presidente do Consepir. Ele vai abordar a promoção da igualdade racial e suas ações afirmativas na gestão pública e no campo social. Logo depois dele, às 10h30, será a vez da palestra com Tatiana de F. Santos. Assistente social especialista em questão social, e especialista em educação em direitos humanos, mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade, ela vai tratar do tema “A importância das políticas públicas e serviços para a superação das desigualdades étnicas no Brasil”. O evento será encerrado com a palestra do Prof. Esp. Alexandre Cezar Filho, especialista em Antropologia Social, cuja temática será “Os direitos humanos e o respeito à diversidade cultural e religiosa”. A palestra de Alexandre Cezar Filho está programada para acontecer entre 14h e 16h.