Segunda reunião técnica sobre o CRAM debate avanços e desafios no atendimento às mulheres em situação de violência 06/12/2024 - 16:01

Durante os dias 05 e 06 de dezembro, em Curitiba, a Escola de Saúde Pública do Paraná foi palco da II Reunião Técnica “O CRAM na Prática”, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O evento reuniu representantes de 17 municípios paranaenses com Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) já implantados e outros seis que planejam inaugurar suas unidades em 2025.

Com um público diversificado, composto por secretárias municipais, equipes técnicas, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e de outras secretarias estaduais, a reunião teve como principal objetivo o fortalecimento da rede de proteção e enfrentamento às violências contra as mulheres.

De acordo com a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, o encontro proporcionou um espaço de trocas de experiências, reflexões sobre os desafios diários e compartilhamento de boas práticas, consolidando a parceria entre os CRAMs e seus colaboradores.

“Este encontro reafirma o nosso o compromisso em promover ações integradas e eficazes para enfrentar as violências contra as mulheres. A expectativa é que os avanços discutidos se traduzam em melhores atendimentos e maior proteção para mulheres em todo o Paraná”, disse.

Entre os destaques do evento esteve o lançamento oficial do “Caderno de Apoio à Implantação e Implementação de CRAM”. O documento, elaborado com a colaboração do Grupo de Trabalho dos CRAMs (GT CRAM), traz diretrizes e orientações para a estruturação e fortalecimento das unidades, alinhando metodologias e fluxos de trabalho. Além disso, foi apresentada a Resolução nº 116/2024-SEMIPI, que formaliza o GT CRAM como um espaço permanente de debate e aprimoramento.

A programação contou com a participação de especialistas renomados, como a assistente social Bruna Woinorvski de Miranda, representante do Tribunal de Justiça do Paraná; Luíza Santiago, da Subsecretaria de Política dos Direitos das Mulheres de Minas Gerais; e o professor Dr. Marcos Cláudio Signorelli, da Universidade Federal do Paraná. Além disso, municípios apresentaram iniciativas realizadas com o apoio do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (FEDIM), que foram reconhecidas como exemplos de sucesso no enfrentamento à violência contra a mulher.

Outro marco do evento foi o lançamento da segunda parte do Guia Orientativo Sobre o Uso dos Recursos do FEDIM, voltado para o fortalecimento da rede de proteção. O material busca orientar a aplicação dos recursos municipais, promovendo maior eficiência e impacto nas políticas públicas voltadas às mulheres.