Secretários de Estado e BID debatem políticas públicas voltadas às pessoas idosas 20/03/2025 - 17:35

O Governo do Estado recebeu nesta quinta-feira (20) representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para uma série de agendas relacionadas à pauta das políticas de cuidado e do programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa.

O especialista-líder em Proteção Social do BID, Marco Stampini, e a consultora da Divisão de Proteção Social e Mercados de Trabalho do BID, Milagros García Diaz, se reuniram com a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, secretários de Estados de outras pastas e representantes de organizações do Estado. Na pauta do encontro estava a implantação do programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa e as cooperações técnicas firmadas entre O Governo do Estado e o BID.

A secretária Leandre, destacou o crescimento acelerado da população idosa no Paraná e a necessidade de ampliar as políticas voltadas a esse público. “O Paraná tem hoje mais de 2 milhões de pessoas com mais de 60 anos, sendo que a população idosa cresceu 60% entre os censos de 2010 e 2022. Além disso, em 2025 já contamos com mais de 300 mil pessoas acima de 80 anos”, pontuou.

“Avançamos muito desde 2023 com a criação da Semipi. Hoje, o Paraná tem 6 milhões de mulheres, que representam mais de 50% da população do estado, sendo 33% negras, indígenas e quilombolas”, completou.

O BID destacou o compromisso do Paraná em desenvolver políticas públicas para a população idosa. Durante o encontro, Stampini ressaltou a importância da atuação do Paraná e seu protagonismo no país sobre a pauta do envelhecimento. “Muitas vezes os governos não têm essa visão. Ter um governo que está se preparando em prol da população é muito positivo. É muito bom trabalhar com o Paraná, devido a esse cuidado e também por ser um exemplo para o resto do país. O envelhecimento da população vai impactar todas as áreas e precisa ser uma preocupação do Estado”, afirmou.

PARANÁ AMIGO DA PESSOA IDOSA – O programa é fruto da Lei nº22.189/2024 e tem como objetivo garantir qualidade de vida para a população idosa e fortalecer a rede de apoio dessa população. Para isso, serão criadas duas bolsas financeiras, voltadas tanto para o idoso em situação de vulnerabilidade quanto para cuidadores familiares.

Entre as propostas contidas no programa estão a criação da Rede de Atenção à Pessoa Idosa, a promoção de atividades de lazer, culturais e esportivas adaptadas às necessidades deste segmento da população e o apoio aos municípios que aderirem às ações.

PRESENÇAS – Estiveram presentes a secretária de Estado das Cidades do Paraná, Camila Scucato; o secretário de Estado do Esporte do Paraná, Hélio Wirbiski; o secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; o chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, João Carlos Ortega; a secretária da Administração e da Previdência, Marta Guizelini; a secretária estadual de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande; o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance; o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Jorge Luiz Lange; o presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Callado; e o procurador-geral do Estado, Luciano Borges.