Secretária Leandre participa de Encontro Nacional das Procuradoras da Mulher no Legislativo 25/03/2025 - 16:29

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, participou na tarde de hoje (25) do V Encontro Nacional das Procuradoras da Mulher no Legislativo, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, no Distrito Federal, a convite da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados. Leandre já ocupou o cargo de procuradora da Mulher da Câmara, em 2019.
Na ocasião, ela participou do “Painel II – Cooperação entre Órgãos e Trabalho em Rede” e falou sobe a importância da Secretaria da Mulher para os Estados, além de compartilhar experiências de sua gestão e boas práticas que servem de referência para outros Estados e municípios.
A secretária comentou que a política para as mulheres já é uma demanda antiga. “O governador Ratinho Junior, com a sua sensibilidade, decidiu criar a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em 2023. justamente pensando em um Paraná para todos, com o objetivo de não deixar ninguém pra trás, para poder lidar com essas questões que pediam atenção há séculos”, relembrou.
“Estamos construindo um futuro no qual as pessoas viverão mais tempo e as mulheres terão cada vez mais participação no mercado de trabalho, no mundo dos negócios e nas decisões que afetam a vida de todos nós. Precisamos pensar nesse futuro com uma perspectiva de gênero”, afirmou Leandre.
O evento contou, ainda, com mais dois painéis: “Violência Política e Democracia” e “Sociedade Civil e fortalecimento da mulher nos órgãos de decisão”, todos representados por mulheres nas procuradorias estaduais e municipais, órgãos públicos, entidades privadas e sociedade civil organizada.
A Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, em funcionamento desde 21 de maio de 2009, atua em rede com as procuradorias estaduais e municipais, órgãos públicos, entidades privadas e sociedade civil organizada, a fim de garantir a efetivação dos direitos das mulheres brasileiras.
Para o biênio 2023/2025, a Procuradoria adotou quatro pilares de atuação: combate à violência contra a mulher; ampliação do número de mulheres nos espaços de poder; autonomia econômica e saúde da mulher.
A partir disso, tem sido realizados encontros estaduais, por meio da Procuradoria Itinerante, para compartilhar experiências e informações com as mulheres que ocupam espaços estratégicos de decisão.