Projeto da UFPR analisa impacto das políticas estaduais para mulheres, igualdade racial e pessoa idosa no Paraná 20/05/2024 - 08:15

O Grupo de Pesquisa em Comunicação Eleitoral (CEL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), liderado pela professora doutora Luciana Panke, junto com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), lançará um novo projeto para examinar o impacto das políticas estaduais voltadas para mulheres, igualdade racial e pessoas idosas no Paraná.

Será realizado um mapeamento das ações implementadas no Estado, para promoção dos direitos das mulheres, povos tradicionais e idosos. A iniciativa envolve a participação de 13 pesquisadores, entre doutores, mestres e graduandos. "Esta pesquisa é essencial para avaliar o impacto das políticas implementadas, além de direcionar futuras ações em prol de todas as áreas contempladas", afirma a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

O estudo será conduzido de forma qualitativa, envolvendo o monitoramento das ações da Semipi, análise de conteúdo das redes sociais e canais oficiais de comunicação da Secretaria, cobertura da imprensa e entrevistas com diversos atores envolvidos, tanto do setor público quanto da sociedade civil. "A participação ativa da UFPR é uma oportunidade de aplicar nossos conhecimentos e metodologias para compreender o impacto direto das políticas públicas no cotidiano das pessoas", enfatiza Luciana Panke.

O CEL-UFPR estará à frente dessa investigação multidisciplinar, que visa oferecer uma análise aprofundada do desenvolvimento, implementação e monitoramento de políticas e programas nessas áreas específicas. Além dos relatórios parciais e finais, o trabalho resultará, também, na produção de livros digitais, cartilhas e uma série de podcasts, além de eventos para apresentação e discussão dos resultados.

O projeto conta ainda com a parceria do Observatório de Mulheres na Política (ONMP), da Câmara dos Deputados, reforçando o compromisso com a ampliação do diálogo e a promoção de políticas inclusivas.