Projeto Viaja+60 traz pessoas idosas para conhecerem o Palácio Iguaçu, em Curitiba 17/03/2025 - 14:52

Um grupo de pessoas idosas de Rio Azul esteve no Palácio Iguaçu, nesta segunda-feira (17) para uma visita guiada. A iniciativa é um incentivo do projeto Viaja+60, do Governo do Estado, e que está sob a coordenação da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). Os visitantes participam dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que o programa, fruto da parceria com o Governo do Estado, permite que essas pessoas conheçam as belezas que o Paraná tem. “É poder proporcionar esses momentos e essa integração para quem tanto já fez pelo nosso Estado. A partir dessa iniciativa, podemos levar as pessoas idosas a vários destinos turísticos com segurança, qualidade e o devido cuidado que elas merecem”, reforçou.

O grupo foi recebido, ainda, pelo vice-governador do Estado, Darci Piana, que falou dos esforços que o Paraná tem feito em prol das pessoas idosas. “Principalmente com investimentos na saúde, para cuidar da nossa gente. Juntos, eu e o governador Ratinho Jr., estamos fazendo um trabalho para que o Paraná seja o melhor Estado para a gente viver neste país”, destacou.

VISITANTES – A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Rio Azul, Ghessi Buco Jasinski, comentou que a oportunidade é gratificante e é a realização realmente de um sonho para essas pessoas. “Nós sabemos que muitos idosos, em sua maioria, não têm oportunidade de sair do município. Nos enche de orgulho poder proporcionar esses momentos. São iniciativas assim que transformam vidas, pessoas e cuidam bem da pessoa idosa”, afirmou.

Maria Odarca Melnik, de 71 anos, disse que foi a primeira vez que esteve no Palácio. “Foi uma surpresa que a equipe do CRAS e a primeira-dama fizeram para a gente com essa viagem. O passeio foi muito gratificante e muito lindo”, ressaltou.

Tereza Henich, de 73 anos, falou que embora já tenha vindo para Curitiba outras vezes, visitar parentes, nunca tinha entrado no Palácio. “A experiência foi ótimo. O bom de vir em grupo é que somos todos amigos, tanto o pessoal da terceira idade quanto do CRAS que eu participo – somos uma família”, salientou.

O PROGRAMA – O programa Viaja+60 promove a inclusão social da pessoa idosa e fortalece vínculos sociais e comunitários, contribuindo com sua saúde física e mental por meio da promoção de viagens, incentivando o seu bem-estar.

Promove viagens turísticas com enfoque social, desportivo, pedagógico, lúdico, técnico, cultural e ou ambiental, bem como valoriza destinos e atrações com acessibilidade gerando benefícios sociais, culturais, psicológicos e físicos proporcionados pela viabilização desta oferta. É uma oferta do Governo do Estado, por meio de repasse financeiro via Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi).

GALERIA DE IMAGENS