Pela primeira vez em 30 anos, Cedca faz repasse de verba que contempla crianças indígenas 13/11/2019 - 15:25
Desde a sua criação, em 1991, é a primeira vez que o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), órgão vinculado a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), conseguiu incluir nos seus projetos um repasse que contemplasse crianças e adolescentes indígenas e de comunidades tradicionais.
Ao todo será repassado aos municípios pelo Fundo Estadual para Infância e Adolescência do Estado do Paraná (FIA/PR), o total de R$14.530.000,00 (quatorze milhões e quinhentos e trinta de reais) para cofinanciamento e fortalecimento de projetos que atendam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Além de projetos que atendam crianças indígenas e de comunidades tradicionais, o repasse poderá ser destinada aos municípios que primem pela implantação, estruturação e desenvolvimento de ações que contemplem crianças e adolescentes em situação de rua, em situação de trabalho infantil, violência digital e Cyberbullying.
“O Conselho e os municípios precisam enxergar essas infâncias. O repasse é importante para fortalecer os conselhos municipais os levando a olhar para os seus próprios territórios e assim criar medidas que sejam eficientes para a promoção de direitos e garantias para as nossas crianças e adolescentes”, explica a Chefe do Departamento de Política da Criança e do Adolescente da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ângela Mendonça.
O secretário da Sejuf, Ney Leprevost, reforça que a proteção e a atenção à criança e ao adolescente tem sido uma prioridade do governo Ratinho Junior. “O repasse é de extremamente importância, pois temos o compromisso de estar sempre promovendo ações para a melhoria da qualidade de vida e garantindo a proteção das nossas crianças e adolescentes”, completa o secretário.