Participantes da 5ª Conferência Estadual da Igualdade Racial estabelecem o emprego como prioridade 10/04/2022 - 23:30

Aumentar a empregabilidade da população negra no Paraná foi uma das prioridades estabelecida durante a 5ª Conferência Estadual de Igualdade Racial, encerrada no último domingo (10) em Maringá. O evento, que começou na última sexta-feira (8), reuniu delegados de 75 municípios do Paraná, que aprovaram outras propostas nas áreas de segurança pública, educação e cultura. Os participantes ainda aprovaram outras propostas nas áreas de segurança pública, educação e cultura, que serão levadas pelo Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial (Consepir) à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Estado e à sociedade civil.

“Com a participação da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho na da 5ª Conferência Estadual da Igualdade Racial reafirmamos o posicionamento do Governo do Estado no combate à discriminação contra qualquer comunidade, seja ela negra, cigana, indígena e quilombola”, afirmou o secretário Rogério Carboni.

As Agências do Trabalhador da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho já executam ações para aumentar a empregabilidade das pessoas negras, como a realização do Dia N, data em que são oferecidas vagas de emprego específicas e atendimento prioritário para esses trabalhadores.

Outras propostas aprovadas pela Conferência foram: a inclusão da História da África na grade curricular das escolas públicas; realizar o mês da Consciência Negra (em novembro), com eventos culturais patrocinados por leis de incentivo e a criação de uma superintendência de Promoção da Igualdade Racial, que seria subordinada à Governadoria.

“A nossa caravana fez saltar de 20 para 75 municípios que possuem o Conselho da Igualdade Racial, vamos continuar esse trabalho para chegar aos 399 municípios paranaenses”, completou Saul Dorval, presidente do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial.