Paranaenses participam do lançamento do Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos 02/08/2024 - 17:31
Representantes dos povos ciganos, junto do diretor de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais, da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Eduardo de Oliveira Filho, estiveram em Brasília, nos dias 01 e 02 de agosto, para o lançamento do Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos, pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania na elaboração.
O Paraná compareceu ao evento com uma delegação de 12 ciganos e ciganas, das etnias Rom e Calon. Instituído por decreto presidencial, é um marco histórico no Brasil, que pela primeira vez terá uma política diretamente voltada para estas populações. Tem a finalidade de promover medidas intersetoriais para a garantia dos direitos dos povos ciganos, e está estruturado em dez objetivos, que envolvem o combate ao anticiganismo, o reconhecimento da territorialidade própria dos povos ciganos, o direito à cidade, à educação, saúde, documentação civil básica, segurança e soberania alimentar, trabalho, emprego e renda e valorização da cultura.
A política nacional resulta de uma abordagem participativa e colaborativa, que envolveu não apenas instituições governamentais, mas as próprias comunidades ciganas, organizações da sociedade civil e profissionais especialistas no tema.
O diretor Eduardo Filho comentou que o evento foi memorável para os povos ciganos o lançamento do Plano. “É um marco para todos eles, que depois de tanta luta e esforços empregados, tiveram essa conquista tão importante. Lembrando que dia 23 de setembro é o Dia Estadual dos Povos Ciganos e teremos uma programação especial para celebra a data”, destacou.
O cigano paranaense Cláudio Iovanovitchi, de etnia Rom, compôs a mesa com as autoridades, acompanhado de lideranças de outros estados e reforçou o que o momento representa na história dos povos ciganos. “Vemos uma luta que começou há 25 anos. Agora temos um plano nacional de políticas para o povo cigano. É um momento de muito orgulho para nós e de replicar essa conquista para o Brasil. Eu agradeço a todos os responsáveis para que isso fosse possível. É um grande triunfo nosso”, comemorou.
Integraram a comitiva paranaense a cigana Romi, Tatiane Iovanovitchi, membro do Conselho Estadual de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais do Estado do Paraná (CPICT/PR), representando os povos ciganos; Nardi Casanova, cigana Calin, secretária-executiva nacional da Confederação Brasileira Cigana (CBC), conselheira pelo CPICT/PR; Rodrigo Dourado da Silva (Calon) e conselheiro do CPCIT/PR; Jackson Cezar Chaves (Calon); Marisa Galvão (Calin), também do Conselho CPCIT/PR; Andrea Soares Carvalho (Calin); Cristiano Galvão (Calon); Aline Motta Lopes (Calin); Weverton Passos Calon, ativista, coordenador geral da CBC; e Hayanne Iovanovitchi, cigana Romi, servidora da Diretoria de Igualdade Racial e Comunidades Tradicionais, da Coordenação de Povos de Comunidades Tradicionais da Semipi.