Paraná Mais Cidades: Semipi apresenta projetos e ações aos prefeitos do Estado 14/02/2025 - 13:32

A Conferência Paraná Mais Cidades, realizada em Foz do Iguaçu, encerrou hoje (14) e a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, apresentou para mais de 4 mil pessoas os projetos, ações e serviços que a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) têm disponível para que os prefeitos do Estado possam implementar nas suas cidades.
A secretária Leandre destacou que o evento foi uma grande oportunidade para planejar e estruturar o Paraná do futuro. “E de que futuro estamos falando? Do futuro que viveremos por muitos anos. Isso é uma ótima notícia! O Censo de 2022 mostrou que o número de pessoas idosas, comparado a 2010, cresceu mais de 60%. Já a população com mais de 80 anos aumentou 72%. Esses números evidenciam o tamanho do desafio que enfrentaremos”, afirmou.
“E será ainda durante a gestão dos novos prefeitos que o IBGE já divulgou uma projeção indicando uma mudança drástica na pirâmide etária. Em 2027, a população com mais de 60 anos será maior do que a de pessoas com menos de 14 anos. Isso nos faz refletir sobre a necessidade de ações e programas que promovam um envelhecimento ativo e saudável, garantindo dignidade, respeito e qualidade de vida”, reforçou.
PESSOAS IDOSAS – Pensando nisso, o Governo do Estado idealizou e a Semipi colaborou com a estruturação do programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, que tem como objetivo promover o cuidado daqueles que precisam, mas também investir em políticas públicas que garantam mais anos de vida com autonomia e independência.
O programa tem três pilares fundamentais: cuidar das pessoas, fortalecendo a Rede Estadual de atenção à pessoa idosa; fortalecer as famílias, a partir da criação do Cadastro Estadual do Cuidador e da Bolsa Cuidador Familiar; e preparar as cidades, com investimento em obras e cofinanciamento de programas.
MULHER – Além disso, a Semipi também cuida de um grupo que representa mais de 50% da população paranaense: as mulheres. Ao longo desse período, todas as regiões receberam a Caravana Paraná Unido pelas Mulheres, uma estratégia de fortalecimento da defesa dos direitos das mulheres e da estruturação dos municípios para que tenham o apoio do Estado. A iniciativa oferece apoio técnico, capacitação dos gestores e cofinanciamento de políticas públicas. Para isso, é essencial que os municípios tenham uma governança municipal bem estruturada.
Um dos objetivos na Conferência Paraná Mais Cidades foi informar os prefeitos e preparar as equipes municipais para que possamos avançar cada vez mais no combate à violência contra as mulheres e, principalmente, criar oportunidades para que elas prosperem.
“Com união e esforço conjunto, é possível criar um futuro mais igualitário e respeitoso para todos, independentemente do gênero, da raça ou da geração. O Governo do Estado, os municípios e a sociedade civil devem caminhar juntos para um Paraná mais inclusivo e próspero”, ressaltou Leandre.