Governo vai levantar informações sobre Religiões de Matrizes Africanas do Paraná 28/02/2025 - 17:01
A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), por meio da diretoria de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais, iniciou um levantamento sobre as Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Religiões de Matriz Africana no Paraná.
O levantamento também responde a uma solicitação do Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná (CEPCT/PR), e é essencial para a construção de políticas que assegurem o respeito e a inclusão dessas comunidades.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que este levantamento serve para fortalecer e valorizar essas comunidades. “É um passo importante, pois não só nos ajudará a mapear as comunidades, mas também contribuirá para a formulação de ações que visem combater a intolerância religiosa e promover a equidade racial no nosso Estado. A participação ativa de lideranças e representantes dessas comunidades é essencial para que possamos construir um futuro mais justo, inclusivo e respeitoso, com políticas públicas mais adequadas e efetivas”, ressaltou.
A ação atende a legislações estaduais e ao Decreto n° 12.278/2024, com o objetivo de mapear essas comunidades para a formulação de políticas públicas e a garantia de seus direitos. A iniciativa busca fortalecer a valorização e o reconhecimento dessas tradições culturais e religiosas, bem como o combate à intolerância religiosa e promoção da equidade racial.
O diretor de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais da Semipi, Eduardo Filho, comentou que o levantamento está relacionado à quantidade de casas de matrizes africanas, umbanda e candomblé existente Paraná. “Os dados serão observados, também, para garantir um olhar, a partir também do seminário que teremos no combate ao racismo e, principalmente, combate ao racismo religioso e dos povos de terreiro. Este levantamento de dados e informações é solicitado principalmente aos líderes religiosos da Umbanda e do Candomblé”, enfatizou.
A participação no preenchimento do questionário contribui para ampliar o conhecimento sobre essas comunidades. O questionário pode ser acessado por todas as lideranças e representantes, neste link.
Mais informações podem ser obtidas nos e-mails: dirpct@semipi.pr.gov.br e copct@semipi.pr.gov.br, ou pelo WhatsApp (41) 9 8777-1340.
*As informações foram levantadas previamente pela Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social do Paraná (Sudis).