Governo do Estado e Unespar incentivam inclusão de pessoas idosas no meio acadêmico 02/10/2024 - 08:21
A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), está presente no IV Encontro Paranaense da Pessoa Idosa Universitária (EPPIU), que está sendo realizado em Balneário Praia de Leste – Pontal do Paraná, entre 01 e 03 de outubro, em alusão ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, celebrado ontem (1º) – data do início do evento.
O Encontro reúne pessoas idosas acadêmicas, participantes de programas e projetos das Universidades Paranaenses, para discutir ações, projetos e promover a integração deste público. Na programação estão previstas atividades como mesas redondas, oficinas, atividades artísticas, esportivas e culturais, como a escolha do Rei e Rainha do EPPIU.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressaltou a oportunidade que o evento leva para essa população. “Este encontro não apenas destaca a importância da inclusão das pessoas idosas no ambiente acadêmico, mas também reforça nosso compromisso com a valorização e o respeito a essa faixa etária. A parceria entre a Semipi, a Unespar e a Seti é um exemplo do que podemos conquistar quando unimos forças em prol do bem-estar e da educação da população idosa, para um envelhecimento saudável e ativo”, destacou.
Na ocasião, Leandre está sendo representada pela diretora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Larissa Marsolik, e equipe.
A Unespar é responsável pelo programa Unespar 60+, o qual promove a participação das pessoas idosas no ambiente acadêmico, com a realização de diversas atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de lazer, ofertadas pelos campus da instituição em diversas cidades do Paraná.
O coordenador do programa, Sebastião Cavalcanti Neto, falou sobre a importância do evento: “É com grande alegria que recebemos as pessoas idosas, participantes de projetos e programas das Universidades Estaduais, neste encontro comemorativo ao Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa e que objetiva a inclusão da população idosa no ensino superior e nas atividades de extensão e pesquisa”, afirmou.
TRABALHO CONJUNTO – O IV Encontro Paranaense da Pessoa Idosa Universitária (EPPIU) reforça a parceria que está sendo construída entre a Semipi, a Seti e a Unespar, a qual será formalizada ainda este mês, por meio da assinatura de um termo de cooperação entre os órgãos. A iniciativa visa, também, mais oportunidades para as pessoas idosas paranaenses, resultando no desenvolvimento de ensinos e pesquisas na área do envelhecimento humano e na estimulação da participação da pessoa idosa no meio acadêmico.