Conselho Estadual dos Povos Indígenas realiza primeira reunião descentralizada 21/03/2025 - 10:29

O Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná (Cepi/PR) realizou nesta semana, nos dias 18 e 19, a primeira reunião descentralizada, no Colégio Estadual Indígena Cacique Koféj, na terra indígena São Jerônimo da Serra, na qual vivem comunidades das etnias Kaingang, Guarani e Xetá.

Além de representantes indígenas de diversas regiões do Estado e diferentes secretarias estaduais, participaram membros do poder público de diversos órgãos, representantes da Fundação Nacional do Povos Indígenas (Funai), caciques, lideranças locais, estudantes e toda a equipe envolvida nas atividades do Colégio Estadual.

Como um conselho de caráter consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador das políticas públicas voltadas aos povos indígenas do Paraná, o Cepi/PR tem como um de seus objetivos estreitar os laços com as comunidades por meio das reuniões descentralizadas.

“Essas reuniões são fundamentais para divulgar as competências do Conselho, identificar as demandas locais e fomentar a articulação de ações que promovam a defesa e a garantia dos direitos dos povos indígenas”, afirmou a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

O início das reuniões descentralizadas representa um marco, especialmente por ser uma conquista dos povos indígenas do Estado, que há muitos anos lutam e reivindicam seus direitos, resultando na criação do conselho em 19 de abril de 2023.

As reuniões são abertas ao público e oferecem um espaço para debater questões essenciais para os povos indígenas, como educação, cultura, território, moradia, saúde, direitos humanos e o enfrentamento da violência contra as mulheres.

GALERIA DE IMAGENS